sábado, 18 de maio de 2013

3 dias de Canadá - onde morar?

Depois da viagem super cansativa tudo o que eu queria mesmo era um bom prato de comida e cama! A gente já chegou aqui quase no "fim do dia". Entre aspas porque eram 20:00h mas ainda estava claro. Com o verão chegando os dias ficam bem mais longos! Desfizemos as malas e entreguei presentinhos a todos. Ainda bem que o livrinho que trouxemos para o baby fez o maior sucesso, e desde então eles não se desgrudaram! 
Eu estava muito a fim de escrever o post da chegada mas o cansaço não deixou, até que saíram algumas linhas mas daí o olho foi ficando cada vez mais pesado e desisti... Desculpem pela demora gente, mas eu merecia uma folguinha, né?
No dia seguinte, um pouco menos cansados mas ainda ressacados da viagem, acordamos e fomos direto ao Service Canada tirar o nosso NAS (como o CPF do Brasil). Nada muito complicado, ela só pediu os passaportes, o papel de entrada no país, perguntou mais umas coisinhas, nosso endereço e pronto! A carteirinha deve chegar em algumas semanas, mas já saímos de lá com os nossos números. Em meia hora no máximo resolvemos nossa vida lá. 
Aproveitamos que estávamos no centro e já fomos comprar os nossos chips de celular. Optamos pela operadora Koodo, com planos pré-pagos. Para quem não usa muito celular vale muito a pena, pois pagamos 15 dólares por mês para o plano de base (apenas mensagens ilimitadas) e quando quiser dá pra comprar adicionais (boosters) para voz e dados. Compramos 500MB de dados, que funciona muito bem e 100 minutos de ligações para qualquer lugar no Canadá. Vale lembrar que aqui os minutos são consumidos tanto ao ligar quanto ao receber. Os adicionais são comprados quando quiser e tudo que não for usado no mês passa para o próximo sempre que se renova o plano de base e nunca expiram. A gente não consumia nem a metade disso no Brasil, então acho que vamos ficar muito tempo com essas linhas, isso se não ficarmos definitivamente, sei que por enquanto está sendo mais do que suficiente.
De lá demos mais uma voltinha no centro mas começou a chover e um ventinho friiio a chegar. A gente ainda estava bem casado, e somos retirantes do nordeste, cara... heheh Sair de 35 e vir para 10 graus com chuva e vento, sem adaptação fez nos fez dar o dia na rua como concluído e voltarmos para casa.
Ontem e hoje basicamente procuramos apartamento. O marido já conhecia Montréal mas eu sou novata na cidade, então ele resolveu me apresentar os bairros onde estávamos pensando em morar.
Só para vocês entenderem o que a gente quer vai uma explicaçãozinha: nós somos de Recife e lá para tudo você tem que usar carro, ir ao mercado, padaria, academia. Pedestre não tem muita vez não, tudo fica longe demais para isso. Já no Rio, onde moramos por 3 anos, um aspecto que me agradava eram as ruas comerciais/residenciais. Lá a gente morava em cima de um mercado, ao lado de uma farmácia  em frente a uma Americanas, perto de Lotérica e mais um monte de outras coisas e a 700m do Metrô, e ficamos meio que mal acostumados com isso. Hoje para ir no mercado pensar em caminhar, pegar um carro ou ônibus parece meio esquisito para gente, queríamos tentar achar um lugar aqui onde as coisas ficassem o mais perto possível de nós. Somos um casal jovem e ainda sem filhos. O mais importante pra gente é localização e se não for pedir muito um apartamento que não seja muito antigo porque o marido é alérgico. 
Os nossos amigos moram em Ahuntsic, o bairro é legal, bem arborizado, bonito, boa oferta de transporte, o prédio deles é em frente a um parque, mas para chegar no metrô ou mercado do ponto onde estamos, tem que pegar ônibus. Como gostamos do bairro e queríamos morar perto de alguém conhecido decidimos tentar também procurar algo mais perto das estações de Metrô daqui. No Plateau eu vi muita loja, mas mercado e farmácia pertinho eu não achei. Provavelmente procuramos errado, vai saber... Eu gostei de Ville Marie (centro), tudo bem pertinho, mas não sei como é lá à noite, se fica tudo vazio, tipo jogado às moscas. Será? Amanhã temos 2 visitas à apartamentos, uma em NDG e outra em Outremont. Vi os arredores no Street View mas ainda não conheço.
Alguém tem alguma dica de bairro ou até trechos de ruas onde a gente possa procurar?
Estamos usando o Padmapper.comKijiji e o Craigslist
Seguem fotinhas que tiramos hoje no parque aqui pertinho e da varanda do apartamento onde estamos:








Curta nossa Fan Page no Facebook!


12 comentários:

  1. Nossa que alegria respirar novos ares!!!
    Que tudo ocorra tudo maravilhosamente bem, estamos na torcida!!!
    Um abraço
    Carlos Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Carlos, nem me fale! Estamos muito felizes mesmo!
      Obrigada pela torcida!
      Abraço,
      Tereza

      Excluir
  2. Que alegria! Parabéns pela chegada! Muuuita felicidade pra vcs!
    Devo chegar embreve e tb estou pensando em contratar a telefonia da Koobo. Queria saber se vcs conseguem usar esse plano legal no iphone.

    Beijos e parabéns mais uma vez pela super conquista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nat, eu tenho um Iphone e funciona super bem. A única coisa é que no primeiro dia, instalando a linha, ele demora um pouco mais a começar que os outros celulares. A própria operadora avisa isso.
      O Marido tem um Samsung e foi bem mais rápido... Mas no fim do tia tava tudo ok.
      Bjocas!
      Tereza

      Excluir
  3. bairros residenciais bem gostosos = perto do metrô Beaubien (que tem ares de cidade de interior, sabe?) perto do marché Jean Talon (e os cafés da Petite Italie!) , perto do metrô Cadillac (tem bastante brasileiro por la), em Verdun (mas Verdun tem uns lados feios, tem que pesquisar bem. E alguns otimos apês de frente pro rio, tdb!). Île des Soeurs (que faz parte de Verdun, nao tem metrô mas é como se fosse uma mini cidade, tem tudo por la, e apês de frente pro rio tb) ...

    bairros com bastante diversidade de imigrantes =
    parc-Extension (é um bairro pobre para padroes quebecas, mas pesquisando da para achar bons apês).
    Côte-des-Neiges (perto do cemitério tem uns apês muito bons tb e ha uma agitada vida comunitaria por la, além de estar pertindo da UdeM)

    eu morei no Centre-Ville, a rua Sherbrooke entre a St-Denis e a St-Laurent, pertinho de 3 metrôs, do centro da cidade, de varias estaçoes bixis, num apê com vista pro rio (pois estava no 11 andar, via a *beirinha* do rio e acompanhava os fogos de artificio da varanda) ....

    Saia para andar mesmo, visite as ruas, veja se gosta do *clima* do bairro ...

    tenho uma colega que mora em PAT mas para chegar la, so de bus ... mas é um lugar muito bacana onde ela mora, perto de um parque, muito verde .....

    eu adorei morar em IdS, mas depender do bus para ir até o centro pode ser meio chato ....

    bonne chance!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi pessoal! Obrigada pelas dicas! Ajudam bastante!!!
      Mil beijos!
      Tereza

      Excluir
  4. Que bom ler notícias sobre vocês... Melhor ainda saber que as coisas caminham bem por aí!
    Pena que não posso ajudá-los. Não conheço nadica de Montréal e minha favorita é Ville de Québec. Mas acredito que em breve estarão em um apê legal.
    Boa sorte e continuem mandando notícias por aqui, viu!!!

    Abração
    Nilian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NIlian, vem logo! Só falta tu!
      Pode deixar que não vamos sumir, não!
      Bjos!

      Excluir
  5. Oi, Tereza! Que legal que vocês estão considerando Ahuntsic, nós também estamos... Mas somos como vocês e queremos morar a nó máááximo 1 km do metrô. Eu gosto muuuito de Verdun também, ali pelos arredores da Rue Welington , mais para o lado do rio. Também estamos vendo coisa lá! Mas eu confesso que se eu tivesse grana para pagar um aluguel caro, eu moraria em Outremont, perto da Rue Bernard. Acho lindo lá!! :)

    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós vamos morar na paralela da Bernard! Eu tava pensando em Ahuntsic, mas no fim das contas um ap novinho aqui de 1 quarto e um mais ou menos de 2 quartos em Outremont ia sair um preço bem parecido... Tem uns em Ahuntsic beeem mais barato, tipo 600 + energia e aquecimento, mas longe do metrô e no subsolo. Aí já era demais... Com paciência dá pra morar em Outremont sim!
      Vem ser minha vizinha! :D
      Bjo!
      Tereza

      Excluir
  6. Puxa, a vida entra em outro ritmo aqui, né? Só agora consegui parar pra ler os seus posts! Mas fico feliz que tenham chegado bem, apesar dos pesares! :)

    Eu tenho visto apartamentos porque tenho 2 amigos recém-chegados. No Plateau tem mercado sim, principalmente na Av Mont Royal. Mas eu acabei ficando no centro mesmo, queria estar pertinho de tudo. Acabei escolhendo a região do At Water pq alem do shopping basico que tem na estação (winners+canadian tire+pharmaprix+IGA), quando quero ir pra cidade viro pra um lado e quando quero o parque outremont, viro pro outro! Já passearam por aqui? Talvez valha a pena conhecer!

    Boa sorte na busca!
    Beijoca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dea, nem me fala! Uma correria, né?
      A gente já foi por aí sim e gostei bastante. Só não conheci à noite, como fica?
      Bjos!
      Tereza

      Excluir