sábado, 25 de maio de 2013

Assurance Maladie

Oi Pessoal, aqui estamos nós para contar mais uma etapa da nossa adaptação! 
Os dias têm voado, chegamos há pouco mais de uma semana mas sinto como se fosse mais de mês! 
Bom, agora que já temos um teto, ou quase (a mudança só será dia 1° de julho) era hora de dar continuidade às nossas documentações. 
Para quem não sabe,  Assurance Maladie é o nome do seguro de saúde público do Quebec e é através dela que conseguimos a Carte Soleil, a carteirinha que temos que apresentar para sermos atendidos na rede pública de saúde. 


A regra diz que para que a gente possa dar entrada na Assurance, devemos provar que já temos residência fixa na província, e que à partir da data da entrada do pedido até a liberação dele existe uma carência de 3 meses (daí também a pressa em recolher toda a documentação, vai que a gente fica doente e está descoberto...).  
Enfim, passaportes, CSQ (documento que comprova que fomos selecionados pelo Governo do Québec), NAS (tipo CPF), papel de entrada no país (que comprova que fomos aceitos como residentes)  e contrato de aluguel de baixo do braço fomos lá. 

Meu amigo, minha amiga, se prepare para um pequeno chá de cadeira, estivemos lá ontem (sexta), chegamos às 13:45h e estava bombando. Esperamos por mais de uma hora, até o segurança cantar os números da senha e mandar a gente subir e chegando no escritório, mais uns 20 minutinhos de aguardo, para finalmente nos chamarem. 

Para finalmente um moço muito simpático nos atender, anotar tudo no computador mas deixar nosso pedido em stand by! O saco, viu! Eu já tinha cansado de ler nos blogs e no próprio material de boas vindas do governo que para dar entrada no seguro era só levar o contrato do ap, mas o cara encrencou que queria também um comprovante de endereço atual ou seja, da casa dos amigos! E não adiantou explicar que é provisório e que de qualquer forma não tínhamos esse tal comprovante porque simplesmente nunca recebemos correspondência nenhuma aqui. Mais essa, viu...
No fim ele disse que isso poderia ser resolvido com uma declaração solene dos amigos dizendo que estamos morando com eles, que só tinham que preencher tipo uma cartinha que ele mesmo nos deu já com os nossos nomes escritos. O único porém é que a assinatura tem que ser na frente de uma pessoa "responsável" (no Brasil o equivalente seria um notário), e que isso pode ser feito em uma delegacia, um banco ou até lá mesmo e que para dar entrada no pedido poderíamos levar o documento lá pessoalmente ou enviar por fax. Aí eu te pergunto, alguém ainda usa fax?? E ir para lá ficar mais 1:30 na fila? Uncool, moço, nada legal. No fim, para dar uma de brother ele disse que pela manhã cedinho, exceto nas segundas, tem bem menos gente. Bom, fazer o que né. Semana que vem teremos que voltar lá. 
De qualquer forma já nos encaminhou para tirarmos nossas fotos (CAD 10,35 cada, a serem pagos na hora, carinha né) que serão usadas no novo documento. 

Agora falta só a carteira de motorista, mas para ela o francês tem que melhorar e aí já é uma outra etapa...


Curta nossa Fan Page no Facebook!
Levando o Alce para Casa

2 comentários:

  1. Dei entrada no assurance maladie hoje pela manha e foi super rapido, fui muito bem atendido e deu tudo certo.
    para o recebimento da carteira devemos esperar 3 meses como dei entrada em maio, este mes conta como mes vigente para os 3 meses e ja estarei apto a utilizar a cart e soleil a partir de 01/08.

    Fica a dica para se adiantar e dar a entrada na documentacao o quanto antes.

    abs
    andre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André, estivemos lá na mesma manhã que você para dar continuidade ao pedido e fomos atendidos bem rápido também! Acho que a manha é chegar cedo mesmo.
      Abraços,
      Tereza

      Excluir