sábado, 1 de dezembro de 2012

Série “Não sei cozinhar e não tenho mais empregada, e agora?” Receitas simples e fáceis.

Eu sei que muita gente fica nesse dilema. Sempre ocupado trabalhando muito e quando chega em casa tudo que quer é um bom prato de comida sem ter muito estresse. Para quem pode ter empregada ou cozinheira é muito simples, já está tudo pronto e é só esquentar, às vezes nem isso. Mas agora a coisa mudou. Estamos todos saindo do país e ter uma pessoa trabalhando para você lá fora é um luxo que nem todo mundo pode bancar. Aí você se pergunta: “Ai meu Deus eu vou morrer de fome?! Viver de congelado? Não sei cozinhar, não tenho vocação nem paciência!” E eu te digo, relaxe... Fique tranquilo que eu te ajudo nessa.
O objetivo aqui não é ser um blog de gastronomia, então os posts com esse tema vão ser esporádicos. Sempre que eu fizer uma coisa mais facinha aqui em casa, tiro foto e explico pra vocês como reproduzir. Mas lembrem-se, nessa conversa feedback é muito importante. Não tenho como saber do que é que vocês gostam, querem ou sentem saudade se ninguém me disser, ok?
A receita de hoje se chama Filé à Crème d'oignon. Parece chique, né? Mas de chique não tem nada, aliás tá longe da alta gastronomia. Por sinal, se tiver algum frequentador aí de salões nobres, me façam um favor e não contem para ninguém que estou ensinando isso! Essa receita era a salvação da minha mãe nos finais de semana. Ela era professora (agora aposentada, graças a Deus!) e trabalhava os 3 períodos do dia, saía às 6:30 da manhã de casa e só voltava às 22:30. No final de semana, feriados e madrugadas ela corrigia e elaborava provas ou dava aula particular. E claro, com toda razão do mundo, nos domingos quando a empregada (que trabalha lá em casa a mais de 30 anos, beijo Zuzu!) estava de folga, tudo que a minha mãe não queria era ter que passar horas na cozinha. Por isso não se assustem, a receita de hoje é simples mesmo e dificuldade praticamente zero!

Filé à creme dóignon
(Filé mignon com creme de cebola pronto, suficiente para 3 pessoas)

Ingredientes:

2 dentes de alho bem picadinhos;
100g de azeitona preta (daquelas bem carnudas);

450g de Cubos de filé mignon (cada pessoa consome em média 150g de proteína em uma refeição. Mas isso varia, claro...);

1 pacotinho de Creme de cebola pronto, desses da Knorr mesmo;
1 long neck ou lata de cerveja tipo escura, e só!

Modo de preparo:
Com um fio de azeite (pode ser óleo também mas eu costumo usar só azeite) quente na panela refogue o alho e a carne. O segredo para deixar a carne macia e não ressecada é não cozinhar demais (não me diga!). É pra colocar a carne na panela e selar rapinho, só pra perder aquela cara de carne crua, até porque ela vai cozinhar mais um pouco depois, quando o resto dos ingredientes forem adicionados.
Quando a carne selar, pode colocar as azeitonas e em seguida o creme de cebola. Dê uma mexida para o creme de cebola se espalhar e grudar bem na carne assim transmitindo sabor a ela. E pode acrescentar a cerveja. Mexe mais um pouco quando o molho engrossar, está pronto. A preparação é mega rápida e muito cheirosa! 
Não esqueçam de temperar a gosto com sal e pimenta do reino!

Espero que gostem!
Tereza

4 comentários:

  1. Canadá é ótimo para dietas...Muita salada.
    Principalmente porque o gosto da carne aqui é horrível, você tem que procurar muito até achar um local que vai lhe agradar.
    Boa sorte!
    =)

    ResponderExcluir
  2. Olha, adorei a receita, deve ser deliciosa mesmo. Não costumo comprar mta carne vermelha, mas essa receitinha merece. Vou experimentar, pq parece ser facim mesmo. E quando puder, coloca outras...
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Tenta sim que é suuuuper fácil! Pode fazer com frango também mas como o molho tem sabor forte o frango em si pode "sumir" lá dentro.
      Vou colocar mais sim, cenas dos próximos capítulos: quiche!

      Excluir