3 entradinhas para animar a noite!
- Queijo de Cabra Fresco no Pão Integral Artesanal
Sou fã de queijo de cabra, acho uma delícia e diferente dos que se costuma comer por aqui, pelo menos eu... Produto de qualidade, fresco e é só abrir o pote! Quando for servir, deixe o vidrinho fora da geladeira até que fique em temperatura ambiente e uma esquentada no pão fresquinho, assim dá pra amassar a bolinha e fica quase com a textura de um patê. Se quiserem harmonizar com um vinho branco, nossa! Tudo de bom!
Mercado Zona Sul - Rio de Janeiro, mas esse preço tá bem carinho, viu?! Tem mais barato por aí... |
- Shitake e Shoyu
Ingredientes:
150 gramas Cogumelo Shitake
1 colher de sopa de shoyu regular
1 colher de sopa de dark shoyu*
1 fio de óleo de gergelim*
1 colher de manteiga
*Mais fáceis de encontrar em mercados japoneses/chineses
Cogumelos em geral absorvem muita água, então, a não ser que você possa deixar ele numa peneira para descansar a tarde inteira depois de lavá-los, o mais indicado é fazer a higienização com um pano úmido, caso contrário ele vai sugar muito líquido e depois de preparado ficar sem gosto.
Apoiado em uma taboa fatie o shitake, a espessura não vai ter muita importância, pode render 3 ou 5 fatias, à sua escolha. É importante falar que depois de cozido o cabo dos cogumelos fica com textura diferente do resto, podendo utilizá-lo ou não, novamente ao seu gosto.
Em uma frigideira derreta a manteiga e acrescente o cogumelo, deixe ele refogando até que sue bem. Depois disso acrescente os shoyus e misture. Desligue o fogo e acrescente o óleo de gergelim. Não precisa acrescentar sal porque o shoyu já é salgadinho.
Sempre que possível gosto de usar produtos orgânicos, apesar de serem um pouquinho mais caros... |
- Patê de Gorgonzola
Ingredientes:
300mls de Creme de Leite Fresco
150 gramas de Gorgonzola
Deixe o queijo fora da geladeira por um tempo, até que esteja mais molinho. Se quiser pode colocar no microondas por alguns poucos segundos para acelerar, mas fique de olho! Não é para cozinhar o queijo, ta? Quando ele estiver mais mole, amasse tudo com um garfo e misture o creme de leite.
Não precisa colocar sal porque o gorgonzola já é muito salgado. Claro que essas quantidades são as do meu gosto, o patê com essas proporções ficará bem concentrado. Caso queira algo mais leve é só acrescentar mais creme de leite no preparo até que fique como você gosta...
Espero que vocês aproveitem!
Beijinhos,
Tereza
Nenhum comentário:
Postar um comentário